Turismo faz o lançamento do Roteiro “Caminhos de Rio Bonito”

às
Lançamento Caminhos de Rio Bonito (5)
Foto: Secom Rio Bonito

A secretaria municipal de Cultura e Turismo fez o lançamento do Roteiro “Caminhos de Rio Bonito”, que foi desenvolvido em parceria com o Sebrae, com a realização de oficinas semanais junto com o setor turístico do município. O lançamento aconteceu numa propriedade rural na última terça-feira (28), com a participação de empresários, comerciantes e fazedores de turismo locais.

Essa iniciativa é um desdobramento do Plano Municipal de Turismo do município, lançado no ano passado, e que, além de documentar os roteiros turísticos da cidade, tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas de forma a gerar melhoria na qualidade de vida da população local gerando emprego e renda, através de ações coordenadas e alinhadas com as políticas Nacional e Estadual de Turismo.

“Com apoio do Sebrae, criamos os Roteiros turísticos do município, que chamamos “Caminhos de Rio Bonito” e desmembramos em pequenos roteiros, como Roteiro de Catimbau, que realizamos hoje, além dos Roteiros de Lavras, Braçanã, Tomascar, entre outros, que irão acontecer posteriormente e que constitui o roteiro maior que é os “Caminhos de Rio Bonito”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz.

Caminhos de Rio Bonito. O lançamento aconteceu numa propriedade rural com a participação de empresários, comerciantes e fazedores de turismo
Caminhos de Rio Bonito – Foto: Secom Rio Bonito

Apoio do Sebrae – O Plano Municipal de Turismo é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de turismo.  Com apoio e consultoria do Sebrae, foram feitos os levantamentos e análises referentes à fatores dos ambientes interno e externo ao Município: demanda turística atual e potencial; oferta turística local; infraestrutura básica e dos serviços gerais; quadro institucional; aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos.

A função do Plano Municipal de turismo é promover a organização e o desenvolvimento sustentável do Sistema Turístico Municipal. Aperfeiçoar a utilização dos patrimônios histórico, cultural e natural para o turismo. Aumentar a demanda turística do município, além de promover a integração da comunidade local junto a atividade turística.

“O Plano é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino. Turismo acontece no Município. É aqui que estão as soluções. Desenvolvimento sustentável sempre se dá de dentro para fora”, completa o secretário.

Visite o site Turismo RBhttps://riobonito.rj.gov.br/turismoriobonito/

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias