Projeto que proíbe construção de barragens é aprovado na Câmara de Rio Bonito

às

A Câmara de Vereadores de Rio Bonito aprovou, na última terça-feira (19), um projeto de lei que proíbe a construção de barragens no município. A medida, segundo o autor do projeto, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, é para evitar que tragédias semelhantes as que ocorreram em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, se repitam na cidade. O projeto agora segue para sanção do prefeito José Luiz Mandiocão.

“Não podemos permitir que esse tipo de barragem seja construída em nossa cidade. Não queremos que tragédias como as de Brumadinho e Mariana aconteçam em Rio Bonito. Essa medida é para evitar prejuízos futuros. No estado, grande parte das barragens estão com risco de rompimento, mais um motivo para impedirmos uma nova construção na nossa cidade”, disse o vereador.

Claudinho, como é conhecido, aproveitou a oportunidade para criticar o convênio assinado pela Prefeitura de Maricá com o Governo do Estado e com a Cedae para a construção de uma barragem na divisa dos municípios de Tanguá e Rio Bonito. “Não vejo nenhum benefício para nossa cidade com a construção dessa barragem. Mais de 100 famílias daquela localidade serão impactadas. Muitos ali tiram seu sustento da produção de laranja. Vai acabar com tudo? Essas pessoas vão viver de que?”, questionou o vereador.

Pelo convênio, assinado no fim do ano passado, a Prefeitura de Maricá irá investir R$ 260 milhões no sistema de abastecimento de água Tanguá/Maricá. A construção da barragem formará um lago com mais de 550 hectares e terá uma vazão de 800 litros de água por segundo para abastecer Maricá e Tanguá.

Veja também

No dia 18 de abril chegou ao fim a temporada de ‘Crisálida’. A última parada foi no Lona na Lua - unidade Rio Bonito
às
Um incêndio que atingiu uma pousada na região central de Porto Alegre matou 10 pessoas e deixou outras 11 feridas
às
18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias