Um visitante surpreendeu moradores de uma casa em Imbaú, Silva Jardim, na manhã desta terça-feira (26). Um tamanduá-mirim de quase dez quilos foi encontrado dentro de um imóvel, na Rua Agenor Pires da Cunha. Após acionar o Corpo de Bombeiros, a família pôs o animalzinho numa caixa de madeira para aguardar a chegada do resgate.
“Foi à primeira vez que vi um tamanduá assim, de perto. Ele estava bem calmo e a gente o colocou numa caixa, por orientação dos bombeiros”, conta Héricles da Silva Cunha, que foi quem encontrou o animal. De acordo com o veterinário Ricardo Oliveira, animais como o tamanduá são comuns na localidade, próxima a Reserva Biológica Poço das Antas. É área deles”, explica. “E não só do tamanduá, como da capivara, bicho-preguiça. São animais muito comuns na nossa fauna. Isso é um reflexo da proteção da espécie. E como nós que invadimos o espaço deles, é comum eles aparecerem”, diz o veterinário.
Próxima à casa onde o tamanduá-mirim foi encontrado, há uma área de mata, de onde é provável que o mamífero tenha saído. Ele foi resgatado pelos Bombeiros e solto na Reserva Biológica Poço das Antas, também em Silva Jardim.