Produtores rurais, feirantes do Mercado Municipal e do Produtor Agro de Rio Bonito, participaram de uma palestra, promovida pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e desenvolvimento Econômico, em que foram debatidas as “Boas práticas de fabricação de produtos de origem animal e vegetal.
Além disso, leia outras notícias sobre Rio Bonito.
O evento, uma parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado de Agricultura, contou com palestras ministradas por Carolina Martins Kamiyama da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e Adalto Costa (SEBRAE), na Pinacoteca Municipal, no Centro. Também estiveram presentes a secretária municipal Bárbara Dias (Agricultura) e a médica veterinária da secretaria de Agricultura, Renata Brandão.
As boas práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. Além disso, define o termo manipulação de alimentos como todas as operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda.
“Primeiramente, é importante salientar que para a implantação das boas práticas é necessário algumas adaptações e a manutenção das instalações. Por exemplo: garantir qualidade da água e o controle de pragas; garantir a limpeza e a higiene do local de trabalho; não ter banheiros e vestiários unidos às áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos”, explica a representante da secretaria de Agricultura do Estado do Rio.
Outra norma lembrada foi estabelecer cuidados com o lixo, pois atrai insetos, roedores e outros animais. Procedimentos básicos, tais como: sempre lavar as mãos antes de preparar os alimentos, assim como depois de usar o banheiro, atender ao telefone e/ou abrir alguma porta; não secar as mãos no uniforme; sempre utilizar os cabelos presos e cobertos com redes ou toucas; manter as unhas sempre limpas, curtas e sem esmalte, entre outros pontos, também foram destacados.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.