Prefeitura de Rio Bonito realiza palestra sobre cuidados na fabricação de alimentos

às
Palestra-Boas-praticas-na-fabricacao-de-alimentos-2-1024x638
Foto: Secom Rio Bonito

Produtores rurais, feirantes do Mercado Municipal e do Produtor Agro de Rio Bonito, participaram de uma palestra, promovida pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e desenvolvimento Econômico, em que foram debatidas as “Boas práticas de fabricação de produtos de origem animal e vegetal.

Além disso, leia outras notícias sobre Rio Bonito.

O evento, uma parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado de Agricultura, contou com palestras ministradas por Carolina Martins Kamiyama da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e Adalto Costa (SEBRAE), na Pinacoteca Municipal, no Centro. Também estiveram presentes a secretária municipal Bárbara Dias (Agricultura) e a médica veterinária da secretaria de Agricultura, Renata Brandão.

Cuidados na fabricação de alimentos. Foram debatidas em Rio Bonito as “Boas práticas de fabricação de produtos de origem animal e vegetal"
Cuidados na fabricação de alimentos – Foto: Secom Rio Bonito

As boas práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. Além disso, define o termo manipulação de alimentos como todas as operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda.

“Primeiramente, é importante salientar que para a implantação das boas práticas é necessário algumas adaptações e a manutenção das instalações. Por exemplo: garantir qualidade da água e o controle de pragas; garantir a limpeza e a higiene do local de trabalho; não ter banheiros e vestiários unidos às áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos”, explica a representante da secretaria de Agricultura do Estado do Rio.

Outra norma lembrada foi estabelecer cuidados com o lixo, pois atrai insetos, roedores e outros animais. Procedimentos básicos, tais como: sempre lavar as mãos antes de preparar os alimentos, assim como depois de usar o banheiro, atender ao telefone e/ou abrir alguma porta; não secar as mãos no uniforme; sempre utilizar os cabelos presos e cobertos com redes ou toucas; manter as unhas sempre limpas, curtas e sem esmalte, entre outros pontos, também foram destacados.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

O Governo do Estado concluiu o primeiro trecho das obras de reurbanização da Avenida 22 de Maio, em Itaboraí
às
A população de Casimiro de Abreu demonstrou grande solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
às
Uma nova frente fria deve se estabelecer no Brasil neste final de semana. Essa mudança na temperatura irá provocar o aumento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias