Alunos do Barão promovem Semana do Empreendedorismo

às

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Rio Bonito, tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo que aprenderam sobre empreendedorismo desde o início do ano durante a “Semana do Empreendedorismo”. O evento, realizado na semana passada, contou com palestras, workshops, oficinas e apresentações culturais.

Ao todo, cerca de 90 alunos estiveram envolvidos diretamente no projeto, que é a culminância do programa de ensino médio profissionalizante em empreendedorismo em tempo integral, que a Secretaria Estadual de Educação implantou em alguns colégios do estado, em parceria com o Sebrae e o Instituto Ayrton Senna. Desde o início do ano, esses alunos passaram a estudar em tempo integral.

“No início eles sentiram bastante. Mudar essa rotina escolar de uma hora para outra foi complicado, mas, aos poucos, eles foram se adaptando. Hoje já consigo perceber um maior engajamento desses alunos. Eles se envolvem mais nas atividades escolares. Foi um ano muito marcante”, disse a coordenadora pedagógica do colégio, Márcia Soares.

Ele fez questão de destacar a importância do Projeto de Intervenção e Pesquisa (PIP), uma das frentes mantidas pelo núcleo articulador da escola, que tem o intuito de integrar à base comum os conhecimentos oriundos da formação cidadã, na perspectiva da educação integral. “No PIP, os alunos são incentivados a criarem ações em prol da comunidade escolar. Nós os apoiamos a serem cidadãos e a interferirem positivamente no meio ambiente, a pesquisar, argumentar, defenderem seus pontos de vista”, explicou.

A orientação vem fazendo com que os alunos tenham mais liberdade de participação, criem suas demandas e regras, e tomem decisões conjuntas com os demais atores da instituição. Foi o caso da Semana do Empreendedorismo, projeto que nasceu de uma turma do 1º ano do ensino médio, mas que também acabou envolvendo os demais alunos da unidade.

“Quando se fala em empreendedorismo, não se fala apenas de empreender em um negócio próprio. É ser empreendedor na vida. É ser protagonista e não um sujeito passivo. Eles entenderam isso. Está sendo um divisor de águas na vida desses alunos, um choque de realidade. Quanto mais as pessoas tiverem acesso a essa postura empreendedora e de protagonismo e autonomia, mais estaremos contribuindo para um futuro melhor”, afirmou a coordenadora.

Alunos aprovam mudança

A estudante Ana Flávia Silva, de 18 anos, falou sobre a mudança. “Vou confessar que no início foi meio assustador. Qual adolescente gostaria de passar o dia inteiro estudando? Não foi fácil, mas hoje posso dizer que minha maneira de ver o colégio mudou radicalmente, da água para o vinho. Uma mudança para melhor. Estamos mais participativos e mais envolvidos no dia a dia da escola. Esse evento vem para comprovar isso, diversas atividades promovidas por nós alunos. Claro que com supervisão dos professores, mas nós somos os protagonistas”, revelou.

Lívia de Oliveira, de 17 anos, também aprovou a mudança. “No meu caso não foi diferente. No começo foi bem difícil assimilar essa mudança. Mas hoje estamos colhendo os frutos. Ampliamos nosso conhecimento, saímos de dentro da sala de aula para explorar outros campos. Não tenho dúvidas que sairemos daqui mais preparados para o mercado de trabalho”, disse.

Semana do Empreendedorismo

O evento contou com palestras, workshops, oficinas e apresentações culturais. Um dos destaques da feira foi uma “exposição” que aborda diversos sentimentos de pessoas que sofrem de depressão, um mal que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Intitulado “Ajudando a Salvar Vidas”, a proposta tinha como objetivo passar aos espectadores o sentimento de empatia através de frases motivacionais e fotomontagens mostrar às pessoas que sofrem com essa doença que elas não estão sozinhas.

Veja também

O balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (06) mostra que o número de mortos
às
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser internado em Manaus neste domingo (5), para tratar uma infecção de pele
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias