Casa de Cultura inaugura exposição “Guardiãs do Samba”, de Aninha Portal nesta quinta-feira (10/10)

Na próxima quinta-feira (10/10), a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), no Centro, abre as portas para a exposição
às
cultura ita
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (10/10), a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), no Centro, abre as portas para a exposição “Guardiãs do Samba”, de Aninha Portal. Nesta inauguração, a multiartista paraense faz uma homenagem às mulheres sambistas e ao universo feminino, por meio de 53 telas, que prestam tributo a Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Tia Gessy, Clementina de Jesus, Dorina, entre outras. Vale destacar que o evento contará com roda de samba ao vivo e entrada franca, a partir das 18h.

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 06 de novembro, apresenta uma explosão de cores, texturas e flores que remetem à primavera. Usando tinta acrílica sobre tela, arte abstrata, pontilhismo e colagem, a artista coloca sua visão da alma feminina, em uma exposição alegre e muito colorida. Nesta abertura, a roda de samba terá a participação de vários artistas convidados, grandes nomes do samba e músicos de Itaboraí.

O gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), Alan Mota, afirmou que o talento de Aninha Portal é surpreendente.

“Aninha Portal, além de uma grande amiga, é alguém que apostou em nosso projeto na Casa de Cultura. Esteve na Casa de Cultura logo nos primeiros dias, participou de várias atividades, como o show do Dia do Trabalhador, em 2021, e o show do Dia das Mães, no ano passado, e sempre fez a nossa ponte com o mundo do samba. Mas seu talento para várias outras artes, em especial as artes plásticas, é algo que surpreende. As telas dessa exposição são de uma beleza estonteante. A qualidade de seu trabalho e sua sensibilidade vão encantar a todos que vierem prestigiar a exposição Guardiãs do Samba”, finalizou Alan Mota.

Ao longo de uma carreira de sucesso no mundo do samba, Aninha Portal coleciona amizades, parcerias e muitos desses artistas já confirmaram presença na abertura desta que é a primeira exposição da artista. Aninha Portal destacou a importância dessa realização e de onde veio a inspiração para essa exposição.

“O título, Guardiãs do Samba, vem do meu entendimento de que, todos ou todas, no caso, que amamos o samba, que vivemos e militamos em prol desse patrimônio brasileiro, somos guardiões e guardiãs, responsáveis por sua manutenção, preservação e continuidade. Responsáveis por salvaguardar o legado deixado por tantas desbravadoras, como Tia Ciata, Dona Ivone Lara e tantas deusas do samba, que abriram caminho e lutaram para que hoje a mulher ocupasse o seu lugar e fosse respeitada como sambista de fato e de direito. A exposição homenageia essas matriarcas e a nova geração, que não deixa o samba morrer”, disse a artista.

Serviço:

Abertura da exposição Guardiãs do Samba, de Aninha Portal, na CCHAT.

Data: 10 de outubro
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, 303, Centro de Itaboraí.
Contato: (21) 2635-4291 / (21) 98958-8727 (WhatsApp).
Entrada gratuita.


Veja também

Um estrangeiro de 46 anos morreu após ser baleado na cabeça na RJ-104, na altura do Brejal, em São Gonçalo, Região Metropolitana
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias