Cenário promissor é apontado pela Sebrae para micro e pequenas empresas.

às
Micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro fecharam menos postos de trabalho durante a pandemia que médias e grandes empresas (MGEs), aponta pesquisa do Sebrae Rio com base em dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. O levantamento aponta que, enquanto as MGEs fecharam 8.789 vagas de carteira assinada em julho, e 1.894, em agosto, as MPEs abriram 2.238 e 7.605 vagas, respectivamente.
O setor de micro e pequenas empresas está sobrevivendo bem durante a pandemia, e contribuiu para que o setor de indústrias de pequenos e grandes negócios conseguisse alcançar o saldo positivo. Em agosto de 2020, foram gerador 3.410 novos empregos – o melhor resultado para o período desde 2011. Diante da flexibilização de medidas de distanciamento social e aquecimento da economia com a reabertura do comércio, o setor conseguiu se reerguer com a contratação de 2.699 novos funcionários no mesmo período.
No estado do Rio, o destaque na reabertura de postos de trabalho com carteira assinada no mês de agosto foi para a capital, Rio de Janeiro (2.282); Duque de Caxias (873) e Nova Iguaçu (693), na Baixada Fluminense; e Niterói (434).

Fechamento de postos de trabalho
Desde o começo da pandemia, os setores de comércio e serviços passaram por grades dificuldades, sobretudo com o fechamento das unidades, determinação para reduzir a possibilidade de contágio pela covid-19. No acumulado de janeiro a agosto, as MPEs fecharam 90.288 postos de trabalho. Desse total, os donos dos pequenos negócios do comércio (39.860) e serviços (31.563) fecharam mais vagas em todo o estado. No caso das MGEs, o cenário foi 8% pior, com o fechamento de 97.664 vagas.
No total, o estado fechou 188.280 postos de trabalho, o pior valor para a série histórica desde 2007. Os municípios que mais sofreram com o encerramento de empregos foram o Rio de Janeiro (-54.905), Niterói (-4.278), Petrópolis (-3.490) e Cabo Frio (-2.447). O cenário é devastador, principalmente dado que, em 2019, o estado teve um saldo positivo, com a abertura de 3.240 vagas.
Fonte: odia.ig.com.br

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias