Itaboraí inicia primeira fase da vacinação contra a Febre Aftosa em maio

às
5313_26174

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), vai iniciar, na próxima segunda-feira (1º/05), a primeira fase da vacinação contra a Febre Aftosa, destinada aos bovinos, bubalinos e equinos. A imunização acontece até o dia 31 de maio e será gratuita para os pequenos produtores, que possuem até 100 animais.

Em 2022, a cidade registrou um novo recorde de vacinação contra a zoonose. Durante a campanha realizada no ano passado, foram vacinados 24.393 animais bovinos e bubalinos, o equivalente a 85,57% dos envolvidos nesta etapa da vacinação, superando os 84% alcançados em novembro de 2021.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, a vacinação contra a Febre Aftosa é importante para a manutenção de um rebanho saudável.

“A vacinação é fundamental para a prevenção dessa zoonose no nosso município. Vale ressaltar que é um compromisso da Secretaria de Agricultura e as campanhas têm batido recordes nas últimas fases da imunização. Nesta primeira fase, iremos vacinar os bovinos, bubalinos e equinos, reafirmando nosso compromisso de avançar no controle dessa doença”, ressaltou o secretário.

A vacinação deve ser agendada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que fica localizada na Avenida 22 de Maio, altura do número 7557, em Venda das Pedras, ou pelo telefone 2635-7586. Quem tiver qualquer dúvida sobre a vacinação da Febre Aftosa, pode procurar a sede da SEMAGRI ou através do telefone 2635-7586.

Febre aftosa

Trata-se de uma zoonose contagiosa capaz de afetar tanto animais quanto as pessoas, tendo maior incidência entre os bovinos. Nas pessoas, o risco da doença é baixo e, quando ocorre o contágio, provoca algumas aftas e febres. Para os bovinos, a febre aftosa pode ser fatal.

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias