Municípios começam a entregar carnês do IPTU

às

A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019 já começou em alguns municípios. São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí e Tanguá estão dando desconto no pagamento. O prazo para pagar o imposto varia, mas os contribuintes devem ficar atentos aos prazos, caso desejem contestar os valores cobrados pelos municípios.

RIO BONITO

A Secretaria de Fazenda de Rio Bonito ainda não definiu oficialmente os cálculos e as datas dos carnês do IPTU 2019, o que deve ser confirmado até o fim de janeiro. Porém, segundo o responsável pelo setor de cadastro do IPTU, Henrique Brito, já é certo que a variação do imposto será de pouco mais de 4% em relação a 2018, e que será oferecido 10% de desconto para o pagamento em cota única.

Já no pagamento parcelado, a primeira parcela terá o mesmo vencimento da cota única. Além disso, será possível também emitir as guias do IPTU online, através do site da Prefeitura, onde estão disponíveis serviços como certidão negativa, andamento de processos e outros documentos.

MARICÁ

No município de Maricá, em 2019, o imposto poderá ser dividido em 10 vezes (com a primeira parcela para 28/02 e a última em 29/11) e ainda terá 10% de desconto a cada vencimento, . Para quem preferir pagar em cota única o abatimento será de 15% com vencimento no dia 28/02.  Vale reforçar que o IPTU não sofreu aumento. O valor foi apenas corrigido em 3,97% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A arrecadação referente a 2018 ainda não está fechada, uma vez que o município ainda está com o programa Refis Maricá, de pagamento de dívidas com tributos municipais, em andamento.

ITABORAÍ

Moradores de Itaboraí terão desconto de 20% para quem pagar em cota única até o dia 15/03, ou em 10 parcelas sem o desconto, vencendo todo dia 15. A facilidade para os contribuintes será a retirada junto ao site da Prefeitura. Não houve aumento no valor real do IPTU 2019. Apenas uma redução no desconto para pagamento à vista e atualização monetária de 4,5255%, obrigatória pela legislação, que representa a inflação dos últimos 12 meses segundo o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

TANGUÁ

Para pagamento em janeiro a população de Tanguá tem desconto de 30% na cota única. Já no mês de Fevereiro, tem desconto de 20% e em março 10%. A partir de abril, o pagamento do imposto passa a ser no valor integral.

Para parcelamento, a prefeitura divide em até 6 cotas, com o primeiro vencimento em  31 de março. Desde 2106 o IPTU também pode ser retirado no site da prefeitura, na sessão Serviços para o Cidadão, IPTU online.

SAQUAREMA

Em Saquarema, a cota única do IPTU com desconto de 20% é válida até 31 de janeiro. Quem quitar os tributos em cota única até 28 de fevereiro terá desconto de 10%. Os pagamentos efetuados em março não contarão com descontos. O parcelamento do IPTU pode ser feito em até 10 vezes, com o primeiro vencimento no dia 31 de janeiro. O carnê deve ser impresso no site da prefeitura.

SÃO GONÇALO

A Prefeitura de São Gonçalo oferece desconto de 5% a quem pagar a cota única do IPTU até o dia 25 de janeiro de 2019. O mesmo valerá para a Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar, com desconto até o dia 31 de janeiro. O IPTU poderá ser parcelado em até 12 cotas mensais iguais.

Os contribuintes que não receberem as guias de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar deverão acessar a aba serviços no site da prefeitura www.pmsg.rj.gov.br, ou dirigirem-se aos Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda para solicitar a 2ª via.

NITERÓI

O prazo para o pagamento do IPTU 2019 de imóveis de Niterói, com 8% de desconto (cota única), terminou na última terça-feira (8). Para os que optarem pelo pagamento em 11 parcelas mensais iguais, de janeiro a novembro, o primeiro vencimento será no dia 11 de janeiro. Para o exercício de 2019, não houve aumento no valor do IPTU, tendo sido efetuada apenas a correção monetária, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que foi de 4,53%.

Se desejar, o contribuinte poderá gerar as guias para pagamento no portal da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.niteroi.rj.gov.br). Também é possível emitir cópia do carnê por meio do site www.seuiptu.com.br. Para tanto, basta selecionar o município de Niterói e digitar a matrícula do imóvel que consta no carnê do ano anterior.

Veja também

Cantor L7nnon é a atração principal deste domingo (19/05) da festa que acontece na Avenida Benvindo Taques Horta, na orla de Itaipuaçu
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias