Prefeito autoriza repasse de R$1,5 milhão para o Hospital Darcy Vargas

às
FOTO PARA SITE MODELO (5)

O prefeito Leandro Peixe divulgou nesta sexta-feira, 1º de setembro, a liberação do repasse de R$ 1,5 milhão destinado ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). A quantia, destinada à unidade por meio do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PAHIS) do Governo do Estado, será feita mensalmente até dezembro.

O Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAHIS) tem como objetivo o repasse de recursos para os Fundos Municipais de Saúde (FMS), que deverão ser utilizados para investimento e/ou custeio. O objetivo é possibilitar a reforma e/ou construção de hospitais municipais e regionais do SUS, além de aprimorar a qualidade e a capacidade de resolução do atendimento de média e alta complexidade.

PAHIS – O prefeito Leandro Peixe informou que o PAHIS é feito através de decreto, e sempre corresponde ao ano vigente. Segundo ele, o efeito do decreto no ano passado terminou em dezembro e, em janeiro, começou a negociar com o Governo do Estado a liberação dos recursos deste ano. Segundo ele, a responsabilidade do financiamento do sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, ou seja, das três esferas de governo: federal, estadual e municipal, por meio da vinculação de orçamento da seguridade social. Esse valor sozinho não dá para suprir as necessidades do hospital Darci Vargas.

“Com esse apoio financeiro do PAHIS vamos conseguir colocar as contas do hospital em dia. Esse recurso não chegou no momento que queríamos, mas, a partir de agora, de julho a dezembro, vamos conseguir equilibrar as contas do hospital”, garante o prefeito.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos

Veja também

A Prefeitura de Maricá promove na quarta-feira (1º de maio) uma grande festa para comemorar o Dia do Trabalhador
às
Veja as ruas que ficarão interditadas para o desfile no dia 7 de maio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias