Rodrigo Neves toma posse como secretário Executivo da Prefeitura de Niterói

às
WhatsApp Image 2023-02-03 at 10.24.45

O prefeito de Niterói, Axel Grael, deu posse, nesta quinta-feira (2), ao ex-prefeito Rodrigo Neves para o cargo de secretário executivo. A cerimônia aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e reuniu cerca de 700 pessoas incluindo o primeiro escalão do governo, autoridades e convidados.

Com experiência em gestão, depois de dois mandatos à frente da Prefeitura Niterói, entre 2013 e 2020, o novo secretário executivo vai ajudar a ampliar os serviços prestados à população em áreas como Saúde, Assistência Social e Segurança. Rodrigo Neves assume no momento em que a cidade investe no Plano Niterói 450 anos no maior conjunto de obras da história, em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade, completados este ano.

“A minha relação com o Rodrigo é de amizade muito próxima, confiança e convergência de ideias. Nosso trabalho já funcionou bem durante 10 anos e vai continuar funcionando. Rodrigo traz experiência e dinamismo e vai nos ajudar muito. Teremos uma capacidade de investimentos como Niterói nunca teve. Já demos ordem de início para as obras da Alameda, do Centro de Niterói e iniciamos vários projetos importantes para a revitalização da cidade. Nesse momento especial eu precisava do Rodrigo Neves conosco. Era muito importante que ele assumisse essa missão de secretário Executivo”, destacou Grael.

O prefeito de Niterói enfatizou a importância de retomar a parceria com Rodrigo Neves:

“Esse é um momento muito especial para Niterói. Recebi, com muito orgulho, a confirmação do Rodrigo Neves quando o convidei para continuar conosco nessa caminhada que teve início em 2012. Fizemos com que a história de Niterói mudasse. Começamos um trabalho juntos que foi reconhecido pela reeleição do Rodrigo saindo ao final do segundo mandato com uma aprovação recorde, de 80%. Ele inaugurou um método de gestão na Prefeitura em que conseguimos unir planejamento, gestão, escolhas corretas e prioridades”, relembra Axel Grael.

Em seu discurso, Rodrigo Neves reforçou a unidade com o prefeito Axel Grael e disse que vê seu retorno à estrutura da Prefeitura de Niterói como um ato de amor à cidade. Ele afirmou ter um sentimento profundo de serviço à população e agradecimento. Lembrou, ainda, que está à frente de um grupo político que, desde 2013, transformou Niterói na melhor cidade para viver do Estado do Rio.

“O prefeito Axel Grael está consolidando e ampliando as conquistas que tivemos desde 2013. É um prazer e ao mesmo tempo uma obrigação moral atender a esse convite do Axel para que a gente possa, com a experiência, com o conhecimento da cidade, ajudá-lo a fazer avançar ainda mais os serviços de saúde, nos serviços relacionados à mobilidade e retomar os investimentos em segurança pública, em parceria com o Estado. Esse governo tem um compromisso muito forte com os mais pobres que precisam das políticas públicas. Jamais abriremos mão desse compromisso e dessa opção preferencial com as políticas de educação, de saúde, de assistência social. É isso que promove a justiça e a coesão de uma cidade: a redução das desigualdades”, ressaltou Rodrigo. “Tenho certeza de que o Axel vai fazer de Niterói a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil”.

Rodrigo Neves afirmou ainda que a comemoração dos 450 anos de Niterói é uma lembrança da importância política e histórica da cidade.

“Não é qualquer cidade do Brasil que completa 450 anos. Niterói tem uma presença muito forte na história do Brasil Colonial e do Brasil Império. O primeiro prefeito de Niterói escreveu a carta do Dia do Fico para Dom Pedro I. Essa cidade foi a capital do antigo estado do Rio e sempre teve presença destacada na República Brasileira. Os 450 anos não são uma celebração do governo. São uma celebração da cidade”, destacou.

Participaram da mesa de abertura o vice-prefeito, Paulo Bagueira, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega; o secretário de Educação, Bira Marques; a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; a diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Anamaria Schneider; o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Milton Cal; o arquiteto Joaquim Andrade; a professora Ismênia Silveira; o advogado Técio Lins e Silva; o deputado Chico D´Angelo e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio.

O vice-prefeito, Paulo Bagueira, enfatizou a importância da volta de Rodrigo Neves à vida pública de Niterói: “Estamos muito felizes em ter o Rodrigo Neves novamente. Ele demonstra compromisso com Niterói em aceitar, com humildade, voltar à cidade como secretário”.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Vitor Júnior e Verônica Lima.

 

Sobre Rodrigo Neves

Rodrigo Neves nasceu em 28 de junho de 1976. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), já foi vereador, deputado estadual, secretário estadual de Assistência Social e prefeito de Niterói por dois mandatos consecutivos, em 2013 e 2017.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, durante a juventude integrou a União Niteroiense de Estudantes Secundaristas (UNES), onde defendeu bandeiras como o passe-livre para os estudantes, e foi líder do movimento pela ética na política que ficou conhecido como movimento “dos caras pintadas”.

Sua carreira política começou aos 21 anos, em 1996, quando se tornou o vereador mais jovem da cidade, conquistando novos mandatos em 2000 e 2004. Em 2006, foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual. Reeleito quatro anos depois, foi convidado a assumir a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Na Alerj, foi autor das leis que criaram o Plano Diretor para a Região Metropolitana e o Conselho Estadual das Cidades. Como secretário estadual, criou o Rio Sem Miséria, plano estadual pioneiro no Brasil voltado para a superação da pobreza extrema.

À frente da Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves implementou ações orientadas por gestão, planejamento e ajuste fiscal. Com práticas modernas e eficientes, ao assumir em 2013 evitou colapso dos serviços públicos essenciais à cidade e reverteu o cenário de passivos fiscais, financeiros e administrativos que comprometiam a eficácia da gestão, como uma dívida líquida consolidada com crescimento exponencial, restos a pagar, despesas não empenhadas e salário do funcionalismo público atrasado.

Em 2020, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, Rodrigo Neves colocou Niterói em destaque após adotar uma série de medidas inéditas no país para salvar vidas, empregos e empresas durante os momentos mais difíceis da pandemia. Entre as iniciativas estão a criação do primeiro hospital exclusivamente voltado para tratar pacientes de coronavírus, a sanitização de ruas e comunidades e programas como o Renda Básica Temporária, para apoiar a população mais carente e o Empresa Cidadã, para auxiliar empresas a manterem os empregos.

Rodrigo é casado, tem três filhos e uma neta.

 

 

 

Fotos: Luciana Carneiro e Matheus Mendes

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias