Ruas já estão sendo interditadas em diversas cidades para festa do Réveillon

às

Diversas ruas em cidades como Rio, Niterói e Maricá, que estão preparando uma programação especial para a virada do ano, já começaram a ser interditadas para a realização das festividades. Os municípios contam com um esquema especial de trânsito durante o último dia de 2018 e as primeiras horas de 2019. A recomendação, no entanto, é para que se priorize o uso do transporte público no deslocamento.

Niterói

A NitTrans organizou um esquema especial de trânsito entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro em toda a cidade e nos bairros de Itaipu, Piratininga e Icaraí, onde ocorrerá o show da virada, com o cantor Lulu Santos. 140 agentes compõem o efetivo.  Em Icaraí, a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres estará interditada entre as ruas Álvares de Azevedo e Oswaldo Cruz, das 18h de hoje (31) até às 10h de amanhã (1º). As ruas transversais à praia (General Pereira da Silva; Lopes Trovão; Presidente Backer; Otávio Carneiro; Oswaldo Cruz e Belisário Augusto) também serão fechadas ao tráfego no mesmo horário, nos trechos entre a orla e a Rua Coronel Moreira César.

O trecho da Praia João Caetano entre a Rua Dr. Paulo Alves e a Rua Itapuca, e o trecho da Rua Miguel de Frias, entre a Gavião Peixoto e a Praça Getúlio Vargas, ficarão interditados entre 17h de hoje até às 10h do dia seguinte (1º). E na Avenida Roberto Silveira, duas faixas reversíveis serão montadas também das 17h às 10h do dia 1º, mas elas podem ser reduzidas a uma faixa ou desfeitas, de acordo com o fluxo de veículos no local.

Ruas de Icaraí serão interditadas para show da virada (Foto: Júlio Diniz)

Para quem utilizar o transporte público, os ônibus que vão para a Região Ocêanica, como Jurujuba e São Francisco vão estar na Rua Gavião Peixoto. Já os ônibus que seguem para o Barreto, São Gonçalo, Itaboraí e para o Rio vão estar na Avenida Roberto Silveira.

Niterói ainda vai contar com um esquema especial de segurança, com 450 guardas municipais, com apoio do Cisp Móvel e do uso de câmeras de monitoramento. 615 policiais militares estarão distribuídos de forma estratégica, contando também com 12 torres de observação e duas forças de choque na praia de Icaraí. O Corpo de Bombeiros também atuará no Réveillon da cidade, incluindo uma equipe de guarda-vidas. O Posto Central da praia de Icaraí vai estar na cabine Guarda Municipal e da Polícia Militar. Lá serão distribuídas pulseiras para identificação das crianças. O Conselho Tutelar e a Cruz Vermelha de Niterói também estarão atentos para atender crianças perdidas na praia.

Maricá

A interdição das ruas de Maricá nos locais onde acontecerão as festividades de réveillon começará a partir das 16h. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito preparou um esquema especial para a virada, que contará com 180 agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais. Nos pontos onde acontecerão shows, haverá também uma tenda com os agentes de segurança para a identificação de crianças e adolescentes através de pulseiras e oferecer informações e orientação ao público.

Em Araçatiba, a Rua Álvares de Castro será interditada na altura do Fórum a partir das 16h. O estacionamento no local será gratuito e contará com 400 vagas. Já em Barra de Maricá, a interdição será feita próximo à orla na Avenida Litorânea e na Rua João Frejat (antiga Rua 13), entre a esquina com a Rua 12 e a Avenida Maysa. Na Praia das Amendoeiras, o trecho inicial da Rua Mário Leve, entre as ruas E e 27, será fechado.

Réveillon de Maricá conta com 180 profissionais entre agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais (Foto: Clarildo Menezes)

Já em Ponta Negra, a Avenida Litorânea vai ser interditada entre a chamada ‘vila’ (que dará acesso ao palco) e a altura do posto salva-vidas. Em Jaconé, as ruas Um e Dois vão ser interditadas. Já em Cordeirinho, serão as ruas 90 e 92 na Avenida Maysa. Em Itaipuaçu, a interdição ocorrerá na Rua Professor Cardoso de Menezes, na altura da Rua 37. Parte da orla também será fechada, no trecho entre o quiosque Sobre as Ondas e a passagem Nove.

No Recanto, a Rua Dr. Adair Farah da Mota será interditada após a ponte, no sentido praia. E dependendo da movimentação, a Rua Engenheiro Domingos Barbosa e a Rua Luís Vieira podem ser interditadas na altura da rotatória, com o acesso de veículos à praia permitido somente para moradores. Na Praça dos Gaviões, a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) vai ser interditada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares. Já na Praia do Francês, será fechado o trecho da avenida da praia, na altura da Rua 83.

Rio de Janeiro

Para quem deseja curtir a virada na capital, também é preciso estar atento às interdições em bairros como Copacabana, Ipanema e Botafogo.

Copacabana

Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

  • Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme.
  • Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

Das 15h do dia 31 às 10h do dia 1º

  • Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

Das 19h30 do dia 31 às 5 do dia 1º

  • Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.

Das 22h do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus e táxis.

A partir das 5h do dia 1º

  • Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 10h do dia 1º

  • A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

A partir das 19h do dia 1º

  • Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário, a pista junto às edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

    Público já está no local onde ocorrerá o show da virada em Copacabana, no Rio (Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo)

INTERDIÇÕES ADICIONAIS

Ipanema e Leblon

Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

  • Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
  • Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Implantação de reversível na pista junto às edificações, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público. A implantação da reversível ocorrerá da seguinte forma: Delfim Moreira em toda sua extensão, até às 5h do dia 01/01/2019; Vieira Souto entre Jardim de Alah (Epitácio Pessoa) e Teixeira de Melo, até às 21h59min do dia 31/12/2018.

A partir das 22h do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Fechamento da Vieira Souto (pista das Edificações): funcionará como reversível entre 19:30 e 21:59h. A partir de 22h será bloqueada ao tráfego em geral, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

Aterro do Flamengo

A partir das 19h30 do dia 31 até as 19 h do dia 1º

  • Bloqueio da Av. Infante Dom Henrique (Aterro) para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Enseada de Botafogo

Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Bloqueio da Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ao tráfego em geral. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.
  • Após 22h o acesso será permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local

Com informações de G1. 

 

Veja também

Criminosos desviaram R$ 640 mil da conta das vítimas para laranjas. Quadrilha aplicou golpe do empréstimo consignado em pelo menos 17 pessoas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias