Ruas já estão sendo interditadas em diversas cidades para festa do Réveillon

às

Diversas ruas em cidades como Rio, Niterói e Maricá, que estão preparando uma programação especial para a virada do ano, já começaram a ser interditadas para a realização das festividades. Os municípios contam com um esquema especial de trânsito durante o último dia de 2018 e as primeiras horas de 2019. A recomendação, no entanto, é para que se priorize o uso do transporte público no deslocamento.

Niterói

A NitTrans organizou um esquema especial de trânsito entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro em toda a cidade e nos bairros de Itaipu, Piratininga e Icaraí, onde ocorrerá o show da virada, com o cantor Lulu Santos. 140 agentes compõem o efetivo.  Em Icaraí, a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres estará interditada entre as ruas Álvares de Azevedo e Oswaldo Cruz, das 18h de hoje (31) até às 10h de amanhã (1º). As ruas transversais à praia (General Pereira da Silva; Lopes Trovão; Presidente Backer; Otávio Carneiro; Oswaldo Cruz e Belisário Augusto) também serão fechadas ao tráfego no mesmo horário, nos trechos entre a orla e a Rua Coronel Moreira César.

O trecho da Praia João Caetano entre a Rua Dr. Paulo Alves e a Rua Itapuca, e o trecho da Rua Miguel de Frias, entre a Gavião Peixoto e a Praça Getúlio Vargas, ficarão interditados entre 17h de hoje até às 10h do dia seguinte (1º). E na Avenida Roberto Silveira, duas faixas reversíveis serão montadas também das 17h às 10h do dia 1º, mas elas podem ser reduzidas a uma faixa ou desfeitas, de acordo com o fluxo de veículos no local.

Ruas de Icaraí serão interditadas para show da virada (Foto: Júlio Diniz)

Para quem utilizar o transporte público, os ônibus que vão para a Região Ocêanica, como Jurujuba e São Francisco vão estar na Rua Gavião Peixoto. Já os ônibus que seguem para o Barreto, São Gonçalo, Itaboraí e para o Rio vão estar na Avenida Roberto Silveira.

Niterói ainda vai contar com um esquema especial de segurança, com 450 guardas municipais, com apoio do Cisp Móvel e do uso de câmeras de monitoramento. 615 policiais militares estarão distribuídos de forma estratégica, contando também com 12 torres de observação e duas forças de choque na praia de Icaraí. O Corpo de Bombeiros também atuará no Réveillon da cidade, incluindo uma equipe de guarda-vidas. O Posto Central da praia de Icaraí vai estar na cabine Guarda Municipal e da Polícia Militar. Lá serão distribuídas pulseiras para identificação das crianças. O Conselho Tutelar e a Cruz Vermelha de Niterói também estarão atentos para atender crianças perdidas na praia.

Maricá

A interdição das ruas de Maricá nos locais onde acontecerão as festividades de réveillon começará a partir das 16h. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito preparou um esquema especial para a virada, que contará com 180 agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais. Nos pontos onde acontecerão shows, haverá também uma tenda com os agentes de segurança para a identificação de crianças e adolescentes através de pulseiras e oferecer informações e orientação ao público.

Em Araçatiba, a Rua Álvares de Castro será interditada na altura do Fórum a partir das 16h. O estacionamento no local será gratuito e contará com 400 vagas. Já em Barra de Maricá, a interdição será feita próximo à orla na Avenida Litorânea e na Rua João Frejat (antiga Rua 13), entre a esquina com a Rua 12 e a Avenida Maysa. Na Praia das Amendoeiras, o trecho inicial da Rua Mário Leve, entre as ruas E e 27, será fechado.

Réveillon de Maricá conta com 180 profissionais entre agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais (Foto: Clarildo Menezes)

Já em Ponta Negra, a Avenida Litorânea vai ser interditada entre a chamada ‘vila’ (que dará acesso ao palco) e a altura do posto salva-vidas. Em Jaconé, as ruas Um e Dois vão ser interditadas. Já em Cordeirinho, serão as ruas 90 e 92 na Avenida Maysa. Em Itaipuaçu, a interdição ocorrerá na Rua Professor Cardoso de Menezes, na altura da Rua 37. Parte da orla também será fechada, no trecho entre o quiosque Sobre as Ondas e a passagem Nove.

No Recanto, a Rua Dr. Adair Farah da Mota será interditada após a ponte, no sentido praia. E dependendo da movimentação, a Rua Engenheiro Domingos Barbosa e a Rua Luís Vieira podem ser interditadas na altura da rotatória, com o acesso de veículos à praia permitido somente para moradores. Na Praça dos Gaviões, a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) vai ser interditada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares. Já na Praia do Francês, será fechado o trecho da avenida da praia, na altura da Rua 83.

Rio de Janeiro

Para quem deseja curtir a virada na capital, também é preciso estar atento às interdições em bairros como Copacabana, Ipanema e Botafogo.

Copacabana

Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

  • Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme.
  • Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

Das 15h do dia 31 às 10h do dia 1º

  • Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

Das 19h30 do dia 31 às 5 do dia 1º

  • Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.

Das 22h do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus e táxis.

A partir das 5h do dia 1º

  • Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 10h do dia 1º

  • A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

A partir das 19h do dia 1º

  • Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário, a pista junto às edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

    Público já está no local onde ocorrerá o show da virada em Copacabana, no Rio (Foto: Pedro Teixeira/Agência O Globo)

INTERDIÇÕES ADICIONAIS

Ipanema e Leblon

Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

  • Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
  • Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Implantação de reversível na pista junto às edificações, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público. A implantação da reversível ocorrerá da seguinte forma: Delfim Moreira em toda sua extensão, até às 5h do dia 01/01/2019; Vieira Souto entre Jardim de Alah (Epitácio Pessoa) e Teixeira de Melo, até às 21h59min do dia 31/12/2018.

A partir das 22h do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Fechamento da Vieira Souto (pista das Edificações): funcionará como reversível entre 19:30 e 21:59h. A partir de 22h será bloqueada ao tráfego em geral, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

Aterro do Flamengo

A partir das 19h30 do dia 31 até as 19 h do dia 1º

  • Bloqueio da Av. Infante Dom Henrique (Aterro) para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

Enseada de Botafogo

Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

  • Bloqueio da Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ao tráfego em geral. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.
  • Após 22h o acesso será permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local

Com informações de G1. 

 

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias