Sinpro Macaé e Região realiza Assembleia Virtual Unificada contra o retorno às aulas

às

 

Acontece neste sábado (19), às 14h, pela plataforma ‘Google Meet’, a 4ª Assembleia Virtual Unificada dos professores que lecionam na rede privada de ensino, da creche ao Ensino Superior e cursos livres, pelos oito municípios, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Silva Jardim e Rio Bonito. Promovida pelo Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região), o intuito é fomentar o não retorno às aulas presenciais pela falta de segurança.

Segundo a Presidente do Sinpro, Guilhermina Rocha, o sindicato defende a saúde e a vida dos integrantes de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis. “Nossa postura visa impedir o aumento do contágio e a propagação da doença – apenas no município do Rio de Janeiro, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas faria com que 1 milhão de pessoas por dia voltasse a circular pela cidade”, ressalta.

Neste sentido, na primeira assembleia convocada pelo Sinpro Macaé e Região e pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do RJ (Sepe), foi aprovada pelos docentes a greve pela vida, visto que a retomada trará uma série de riscos. “Ninguém apresentou até o momento quais são os critérios para o retorno. É uma reflexão importante. E quem se responsabilizará sobre a vida dos professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis? Até o momento não há responsáveis, e a consequência têm sido a morte”, questiona Guilhermina.

Vale dizer que desde o início do cenário pandêmico, em meados de março, o Sinpro Macaé e Região vem se mostrando contra a retomada presencial, diante do estado de emergência em Saúde decretado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro na época, Wilson Witzel. De acordo com o sindicato, o retorno só poderia acontecer após uma discussão consistente com a participação de todas as partes envolvidas, e se baseando nas orientações e pesquisas científicas e sanitárias das autoridades pertinentes, como universidades e centros de pesquisa, reconhecidos internacionalmente. Algo fora disso só pode ser entendido como uma postura anticientífica e negacionista; em contradição, portanto, com a ideia e prática da educação – uma postura que a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e todos os Sinpros não concordam e irão combater.

Para participar da Assembleia Virtual Unificada, basta se inscrever através do link <http://sinpromacae.com.br/inscricao-assembleia-dia-19-09-2020/>, disponível no site do sindicato. O participante deve informar nome completo, CPF, identidade, instituição que trabalha e telefone para contato. Após a confirmação dos dados, um link pessoal e intransferível será enviado para a participação.

 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias