Terreirão do Samba é aprovado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro pela Alerj

às
hj

O Terreirão do Samba Nelson Sargento foi aprovado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira (19). O projeto de lei foi votado por unanimidade pelos deputados.

Segundo o parlamentar Dionísio Lins (Progressista), autor da proposta, o intuito é preservar o valor histórico e cultural, além de evitar qualquer destruição do local, que tem como marca registrada as manifestações culturais afro-brasileiras.

A decisão agora depende da sanção do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para se posicionar.

O Terreirão do Samba foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 1991 e fica na Praça Onze, região central da capital fluminense. É um grande símbolo da resistência cultural afro-brasileira e é considerado o “berço do samba”.

A origem do local teve como protagonistas grandes nomes do samba, como Tia Ciata, além de Hilário Jovino, João da Baiana, Tia Carmem, Donga, Mestre Cazuza e Xangô da Mangueira.

Crédito: g1.globo.com

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias