Vale Social de Itaboraí garante benefícios destinados a idosos, pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

às
Vale Social de Itaboraí garante benefícios destinados a idosos, pessoas portadoras de deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Benefícios previstos por lei garantidos. Essa é a função do Equipamento Vale Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), destinado a idosos, pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município. No setor, os beneficiários podem realizar o cadastro nos segmentos de Gratuidade em Transportes Públicos, Cartão de Estacionamento, Carteira da Pessoa Idosa (passaporte interestadual) e a Carteira de Identificação do Autista.

Itaboraí faz parte de um dos 200 postos do Estado do Rio de Janeiro, geridos pela Secretaria de Estado de Transportes. O Vale Social é um direito assegurado por lei a todos os cidadãos com deficiência ou portadores de doenças crônicas que estejam em tratamento médico e/ou medicamentoso (obrigatoriamente em Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS) e que residam no Estado do Rio de Janeiro.

Para solicitar ou renovar a gratuidade no transporte público é necessário comparecer ao equipamento Vale Social, no Centro, e solicitar um formulário (o verso do formulário deverá ser devidamente preenchido pelo médico que acompanha o tratamento). Após, retornar com o formulário preenchido e apresentar a documentação solicitada de acordo com a deficiência ou tratamento do solicitante. Deficientes permanentes devem comparecer ao equipamento para assinar o requerimento.

A renovação da gratuidade varia de acordo com cada usuário e tempo de tratamento, ela precisa ser requerida 90 dias antes do seu vencimento, pois o prazo de regulamentação e expedição do benefício é de 90 dias, a contar a partir da data de cadastro do processo. O solicitante pode acompanhar o andamento do processo, por meio dos telefones: (21)2333-9316 / 2334-9497 ou pelo site www.valesocial.rj.gov.br

O Equipamento também emite Cartão de Estacionamento para uso de pessoas com deficiência (PCD) ou pessoas com mais de 60 anos. O cartão garante ao usuário estacionar o veículo nas vagas devidamente identificadas, em todo o território nacional. O benefício dá direito às vagas preferenciais, mas não isenta ao usuário de pagamento. Para solicitá-lo, é necessário comparecer ao setor e apresentar cópia da CNH (do condutor) e cópia do laudo médico com o CID (para PCD). Caso o condutor não seja a pessoa com deficiência ou idosa, é necessário apresentar também cópia do RG, CPF ou certidão de nascimento da mesma. A renovação é a cada cinco anos.

Segundo o coordenador do Equipamento Vale Social no município, Wanderson Silva, em um período de 12 meses, de janeiro de 2022 a janeiro de 2023, o setor registrou 1.630 cadastros de processos do benefício Gratuidade em Transportes Públicos. Além de 689 para Cartão de Estacionamento; 678 para Carteira de Pessoa Idosa e 213 cadastros para a Carteira de Identificação do Autista.

“Preservar os direitos das pessoas com deficiência e idosas é de suma importância para que cada um tenha a sua necessidade suprida e o direito de ir e vir garantido. Esses direitos se baseiam no princípio da igualdade, em que todos devem ter condições de participação ativa na sociedade”, frisou o coordenador.

Já a Carteira de Identificação do Autista garante a atenção integral, pronto atendimento, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social no município. Para solicitar é necessário comparecer ao Vale Social, juntamente com o pessoa com TEA, com os seguintes documentos: comprovante de residência, tipo sanguíneo, telefone do responsável, cópia de RG, CPF ou certidão de nascimento e laudo médico com diagnóstico, grau de intensidade do transtorno, medicação ou tratamento realizado.

O Equipamento Vale Social conta ainda com o benefício Carteira da Pessoa Idosa (Passaporte Interestadual), que é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos. Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, é necessário estar com o Cadastro Único atualizado e após 45 dias úteis, comparecer ao Vale Social, apresentando CPF ou número do NIS. A emissão da carteira é imediata.

O Equipamento Vale Social fica localizado na Rua João Caetano, nº 93, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias