UFF cria respirador para tratamento de pacientes com Covid-19 no RJ

às

Engenheiros da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, desenvolveram um respirador para ajudar no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus que pode ser construído em até uma semana e a baixo custo.

O ressuscitador, como é chamado, foi desenvolvido por cientistas da Escola de Engenharia da UFF e vai ser apresentado em até duas semanas para aprovação na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o engenheiro elétrico e professor da instituição, Daniel Henrique Dias, o equipamento custa em torno de R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, podendo baixar o preço devido à produção em larga escala.

Controles vão manipular aparelho criado por engenheiros da UFF para tratamento de pacientes com Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo
Controles vão manipular aparelho criado por engenheiros da UFF para tratamento de pacientes com Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

O ressuscitador possui um sistema automático que controla a operação do fluxo de ar, que é ajustado de acordo com a necessidade do paciente.

“A gente tem todos os controles aqui que conseguem regular o fluxo de ar e a frequência de manipulação. (…) Os respiradores mais complexos utilizam válvulas conectadas às saídas de oxigênio e ar comprimido dos hospitais. Então, a gente substitui essas válvulas por um sistema mais simples e de mais fácil operação”, explica Daniel.

Fonte: G1

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias