Dia Internacional da Mulher: Civil realiza operação contra violência doméstica no RJ

Dia Internacional da Mulher, A Polícia Civil realiza, nesta sexta-feira (8), suspeitos que descumprem medidas protetivas ou possuem mandados.
às
polícia
Foto: Divulgação/polícia civil

A Polícia Civil realiza, nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma operação para prender suspeitos que descumprem medidas protetivas ou possuem mandados de prisão em aberto por violência doméstica. Agentes das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) de todo o estado participam da ação que será concluída no dia 29 de março. Só em janeiro deste ano, mais de 3 mil medidas protetivas foram decretadas pelo Tribunal de Justiça.

A”Operação Átria” é uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Rio, o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) está à frente do trabalho, que conta também com a Polícia Militar. A operação inclui ações preventivas como palestras e ações sociais. A expectativa da corporação é que a ação alcance todos os 92 municípios do estado.

Neste Dia Internacional da Mulher, “Todas as delegadas saíram pela manhã para prender agressores de mulheres, não só prender, mas cumprir mandados de busca e apreensão, intimações, oitiva de suspeitos. Algumas delegadas foram às escolas, praças e eventos fazer uma atividade educativa e levar informação para aquela mulher que tá sendo vítima de violência ou aquela que ainda não é, mas pode começar a observar”, explicou a delegada Tatiana Queiroz, diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que houve um aumento de 33% em casos de feminicídio registrados em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2023 no estado do Rio. Em relação às tentativas de feminicídio, os números cresceram 20%. De acordo com levantamento, apenas no primeiro mês deste ano houve registro de 12 mulheres assassinadas e de 35 vítimas de tentativas de feminicídio. Em janeiro do ano passado, foram nove mortes e 29 tentativas.

Os resultados da primeira semana da operação serão apresentados em entrevista coletiva na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio. O objetivo é falar sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. 

Fonte: odia.ig.com

Veja também: Dia Internacional da Mulher: Rio tem museu, planetário e até massagem de graça para elas até domingo e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Uma motocicleta foi parar em cima de um poste, em meio à fiação elétrica, na madrugada desta segunda-feira
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também – Dia Internacional da Mulher: Civil realiza operação contra violência doméstica no RJ – siga nossas Redes […]

Últimas Notícias