Eleições 2024 em Rio Bonito pode ter oito candidatos a prefeito

às
DJI_0026-scaled-1-qephvc6wjhhdhri6kvdo27p6a8kpx0iqqq4yao3hjc
Foto: Tiers Rangel

O cenário político de Rio Bonito para as próximas eleições está longe de se mostrar definido. Na última semana a primeira reviravolta foi dada, dois pré-candidatos ao Executivo desistiram da disputa para apoiar um outro pré-candidato. Ao que tudo indica, a cidade terá oito chapas para disputar à Prefeitura este ano, cenário um pouco parecido com as eleições de 2020, quando Rio Bonito teve 10 candidatos a prefeitos.

Além disso, leia mais notícias de Rio Bonito.

No último dia 20/03, o presidente estadual do MDB, Washington Reis, havia anunciado os vereadores Fabiano Xeroca e Marlene Carvalho, como pré-candidatos do partido a prefeito e vice, respectivamente. Mas assim como o futebol, a política também é uma caixinha de surpresas. Semanas depois, no último dia 09/04, os mesmos candidatos anunciaram que desistiram da disputa e apoiarão o prefeito Leandro Peixe (Solidariedade), que já havia declarado ser pré-candidato a reeleição.

O deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Aureo Ribeiro, comunicou através de um vídeo publicado nas redes sociais, que Xeroca agora é pré-candidato a vice de Peixe. Foi esclarecido também que a vereadora Marlene vai apoiar a nova chapa e novamente disputar mais um mandato no Legislativo de Rio Bonito.

A vereadora publicou um comunicado em suas redes sociais explicando a mudança de planos. Segundo ela, os dois vereadores contavam com o apoio do ex-prefeito José Luiz Mandiocão para serem candidatos ao Executivo, mas isso não teria sido concretizado.

“Entretanto, contávamos com o apoio do ex-prefeito Mandiocão que nos propôs concorrer ao pleito. Faltando 24 horas para terminar o prazo de filiação partidária, esse apoio, que seria de extrema importância, não foi de fato consolidado, e diante dessa situação desagradável e para não ficarmos de fora do cenário, foi preciso tomarmos decisões essenciais para nos mantermos dentro do quadro político de nossa cidade”, disse ela em uma Nota de Esclarecimento postada em seu perfil oficial no Instagram.
E por falar no ex-prefeito Mandiocão, o nome dele sempre aparece nas conversas sobre eleições a cada quatro anos. A pergunta que os riobonitenses sempre fazem é: ‘Mandiocão vem? ’, indagando se José Luiz disputará mais uma vez a chefia do Executivo. Ainda não há uma resposta oficial para essa pergunta, mas dois fatos podem indicar uma possibilidade de a resposta ser sim, o fato do ex-prefeito não ter apoiado a chapa de Marlene e Xeroca e a recente filiação dele ao PP, partido que ele foi candidato em 2016. Pessoas próximas a ele com quem a reportagem conversou, dizem que ele não confirma e nem nega sua pré-candidatura. O fato é que só o tempo responderá o questionamento.

Quando se fala em José Luiz Mandiocão (PP), automaticamente a população também pensa na ex-prefeita Solange Almeida (Agir), com quem ele revezou a Prefeitura por quase 30 anos. Ambos alternaram o comando da cidade de 1993 a 2020. Ao que tudo indica, ela também é pré-candidata ao pleito deste ano e, ao seu lado, como pré-candidato a vice, o vereador Eduardo Soares (Republicanos), conhecido popularmente como Eduardinho.

Além do vereador Eduardo, outro pré-candidato que também exerce o mandato, mas este no Executivo, é o vice-prefeito Meco Contador (PV). Durante esses últimos anos ele rompeu publicamente com o prefeito Leandro Peixe e agora deve concorrer à chefia do Executivo em outubro. Seu pré-candidato a vice deve ser o comerciante e ex-vereador Zé da Padaria (Rede Sustentabilidade).

Rio Bonito pode ter oito candidatos. Ao que tudo indica, a cidade terá oito chapas para disputar à Prefeitura nas eleições deste ano.
Rio Bonito pode ter oito candidatos nas eleições 2024 – Foto: Tiers Rangel

Outra novidade no cenário político de Rio Bonito é a chegada de pessoas de fora da cidade para disputar as eleições. O ex-secretário de Obras de Itaboraí e ex-vereador de Maricá, Uiltinho Delaroli, foi anunciado pelo líder do PL no Rio de Janeiro, o deputado federal Altineu Côrtes, no início de março, como pré-candidato do partido nas eleições para prefeito em Rio Bonito. Até agora, seu vice é um mistério, diferente dos apoios que vem recebendo, principalmente dos irmãos Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL) e o deputado estadual, Guilherme Delaroli (PL).

Na pré-candidatura do ex-deputado estadual Marcos Abrahão (União Brasil), o mistério do pré-candidato a vice já foi solucionado. O escolhido é o pastor e psicólogo Carlos Magno Pereira (PRD). Outra pergunta que a população também costuma fazer é: ‘será que dessa vez ele consegue? ’ A resposta será dada somente no dia 6 de outubro.

Com o cenário político bem amplo para escolha, os riobonitenses podem ter mais duas opções de voto.
O empresário Vinícius Diplomata (PMN), que é presidente do partido em Rio Bonito e foi candidato a deputado federal nas últimas eleições, também é pré-candidato a prefeito de Rio Bonito, segundo fontes ligadas a ele. O pré-candidato a vice ainda está indefinido.

Como a corrida eleitoral ainda nem começou, outras chapas ainda podem surgir ou desaparecerem, o que não seria incomum. Alguns partidos podem lançar uma chapa própria, como por exemplo o PDT. Este, segundo a apuração da Folha, espera a decisão de outra possível formação para bater o martelo.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

A população de Casimiro de Abreu demonstrou grande solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
às
Uma nova frente fria deve se estabelecer no Brasil neste final de semana. Essa mudança na temperatura irá provocar o aumento
às
aplicativo oferece de forma simples, rápida e segura a realização de denúncias de violência contra mulher
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias