Em 24h choveu quase o volume previsto para todo o mês de abril em Rio Bonito. O esperado para o mês eram 118mm, mas nas últimas 24h, choveu quase 100mm. Mas apesar da situação, que já era esperada pelos órgãos competentes, a Defesa Civil de Rio Bonito enfatiza que a cidade respondeu bem a quantidade de chuva que caiu, e que os moradores atenderam às recomendações das autoridades.
Além disso, leia também:
Temporal atinge Avenida 22 de Maio em Itaboraí
O secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, major Christiano Rodrigues, conta que as equipes da Defesa Civil trabalharam incansavelmente desde a tarde de ontem, sexta-feira (4), quando a chuva começou. Ele disse o Corpo de Bombeiros tem ajudado bastante quando é solicitado pela Prefeitura.
Para a população, a recomendação é que as pessoas liguem para o 199. Elas falarão diretamente com a unidade da cidade.



Problemas causados pelas chuvas em algumas localidades
Parque Indiano – Deslizamento, queda de barreira e de poste.
Centro – Na rua de acesso ao Centro de Tratamento de Água da Cedae, houve deslizamento.
BR 101 – Queda de barreira na altura do Conjunto Habitacional Monteiro Lobato.
Serra do Sambê – Queda de uma árvore e deslizamento de uma pedra na Serra do Sambê.
Todas as ocorrências atendidas pela Defesa Civil receberam a atenção da Secretaria de Obras, já que vários problemas necessitavam de atuação de máquinas e de operários.
A Prefeitura ainda lembra que a situação em Rio Bonito continua em estado de alerta. A previsão para este sábado é de chuva leve a moderada.
Viaduto alagado

Um dos maiores problemas ocorridos na cidade foi próximo a Rua Pedro Colares, no Centro, no viaduto que dá acesso a BR-101. A passagem dos carros para acessar a via sentido Região dos Lagos, encheu, ainda na tarde de ontem, e até a manhã deste sábado se mantinha interditado para a passagem de veículos.
A Prefeitura foi ao local para ajudar na drenagem da água, mas não conseguiu resolver. A responsabilidade do lugar é da concessionária Autopista Fluminense, que enviou uma nota para a reportagem da Folha:
“A Arteris Fluminense foi acionada, na tarde de sexta (4), para atender um alagamento ocorrido em um dos acesso à BR-101/RJ, no km 262, em Rio Bonito. O alagamento aconteceu em virtude das fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde a tarde de sexta-feira e provocou interdição do acesso à rodovia. Equipes da concessionária estiveram presentes no local. É recomendado para a população evitar o acesso ao local. Equipes da concessionária farão avaliação para liberar o fluxo no local”.
Por Lívia Louzada
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Em 24h caiu em Rio Bonito quase todo volume de chuva esperado para abril […]