Pré-Vestibular Social em Itaboraí aproxima jovens do sonho da faculdade

às

Em Itaboraí, jovens e adultos que sonham em fazer um curso superior têm a oportunidade de se prepararem para as provas do vestibular, através do Pré-Vestibular Social (PVS) Sebastião Leal Coelho. O projeto é gratuito e oferecido por professores voluntários, com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio do Espaço Universitário (EU), gerido pela Chefia de Gabinete.

Aluna do PVS desde o início, em 2018, Jennifer Santos, 20 anos, conseguiu uma bolsa 100% gratuita pela Prouni – Programa Universidade para Todos, neste ano e ingressou no curso de Fisioterapia, seu sonho. Segundo ela, o aprendizado que teve por meio dos professores do pré-vestibular social foi essencial para sua aprovação na faculdade.

“Eu estava desmotivada, achando que não iria dar certo, mas durante o PVS os professores foram muito bons, nos incentivaram e contaram como seria a faculdade. Hoje estou muito feliz e agradecida, pois consegui uma vaga gratuita no curso que tanto desejei”, afirmou Jenniffer, que também utiliza o transporte universitário, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itaboraí.

Outra aluna do PVS que teve bons resultados foi Gabriela Barreto, 20 anos. A moradora de Ampliação conseguiu tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passar para quatro universidades.

“A iniciativa da Prefeitura de Itaboraí em apoiar este projeto é excelente, pois muitos alunos não têm condições de pagar um pré-vestibular. Durante o PVS foquei nas aulas de redação e fiquei surpresa em conseguir passar em quatro faculdades. Acabei escolhendo o curso de Turismo, na Fundação Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)”, disse Gabriela.

De acordo com chefe de Gabinete e secretário municipal de Governo, Jorge Antônio Silva, o objetivo é dar oportunidade para as pessoas poderem seguir o caminho universitário. “Por muitas vezes esse é considerando um sonho distante, e junto ao Espaço Universitário estamos buscando trazer para perto do futuro estudante”, destacou Jorge Antônio.

Segundo o coordenador do Espaço Universitário, Estevão Ferrero atualmente as vagas para o PVS estão preenchidas e que no próximo ano serão abertas novas vagas. “Nossa equipe fica feliz em ver os resultados desse trabalho. Temos o intuito de atender todo o ciclo do universitário, desde o ingresso na faculdade até a locomoção. Assim, estamos buscando outros projetos para atender melhor estes públicos”, disse o coordenador.

As aulas do PVS acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na própria sede do EU, localizada da Praça Marechal Floriano, Centro – Itaboraí, ao lado da Secretaria Municipal de Educação. Dentre as disciplinas estudadas estão Literatura, Redação, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Inglês.

 

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias