Professores de educação infantil fazem curso de primeiros socorros em Rio Bonito

às

Com o objetivo de transmitir orientações sobre como agir em situação de emergência nas escolas, a Secretaria de Educação de Rio Bonito realizou mais um curso de Capacitação de Primeiros Socorros para os professores. O curso, ministrado pelo instrutor credenciado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Fábio Ferreira de Sá, foi realizado nesta segunda-feira (29), no Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro. O evento reuniu professores do pré I e II que atuam na educação infantil.

O curso também contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, do Coordenador do SAMU, Claudionor Junior, e da Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos, Marilene Mendes.

Segundo a Coordenadora de Educação Infantil, Gabriela Kleinsorgen, a formação em primeiros socorros será feita para todos os profissionais da educação, inclusive motoristas dos ônibus e kombis escolares. Durante o curso, são abordados temas sobre o trabalho do SAMU, como a legislação, avaliação de cena e condições de saúde, como hemorragias externas, sincope (perda dos sentidos devido à deficiência de irrigação sanguínea no encéfalo), acidente vascular cerebral (AVC), acidente vascular encefálico (AVE), convulsão, infarto e parada cardiorrespiratória (PCR), por exemplo.

“Mostramos como é feita uma sequência de manobras e procedimentos destinados a manter a circulação cerebral e cardíaca e garantir a sobrevida do paciente. Além disso, capacitamos pessoas sem formação na área da saúde a identificar e realizar atendimentos de emergência, com objetivo de aumentar a sobrevida da vítima que aguarda pelo serviço especializado ou enquanto é encaminhada para o pronto atendimento”, explica o instrutor Fábio Ferreira.

Lei Lucas – A realização do treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil se tornou obrigatório com a promulgação da Lei nº 13.722/2018 pelo Senado, que determinou que todas as escolas do Brasil devem ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. O projeto recebeu o nome de ‘Lei Lucas’ em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, que morreu em setembro de 2017 aos dez anos na cidade de Campinas (SP), ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar.  No local, não haviam pessoas preparadas para socorrê-lo de forma rápida e adequada.

Os próximos cursos em primeiros socorros acontecem nos dias 31 de outubro, 1º e 5 de novembro, no Auditório do Centro Administrativo, e também vão reunir professores de educação infantil.

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias