Menino de 7 anos morre após receber medicação em hospital de Saquarema

às

Um menino de sete anos morreu na madrugada de ontem (19) após receber medicação intravenosa no Hospital Nossa Senhora de Nazareth, no distrito de Bacaxá, em Saquarema. Segundo a família, Jhonathan Leonardo Souza deu entrada na unidade, na terça (18), com febre, tosse e vômito, mas, logo após receber a medicação, sofreu paradas cardíacas.

Parentes afirmam que houve negligência. Ao portal de notícias G1, a família mostrou o documento do hospital com a descrição dos medicamentos prescritos: soro fisiológico, ondansetrona, ranitidina e nebulização com adrenalina 1 mg/ml, em quantidade igual a 3. Também houve indicação de radiografia de seios da face e radiografia de tórax.

“Deram um medicamento com adrenalina e ele veio a óbito em menos de 24 horas. Eu acho que não teve inalação. Eu acho que a adrenalina que era para ele inalar, eles aplicaram na veia”, explica Juli Gomes, parente da vítima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jhonathan chegou a ser transferido para o Hospital Estadual Roberto Chabo em Araruama, por volta das 23h de terça, mas não resistiu e morreu às 1h22 desta quarta.

“Meu ‘pequenininho’ chegou andando. Chegou com febre, tossindo e com vômito. Pegaram ele, passaram exame mas mandou fazer o medicamento primeiro. Aí, quando fez o medicamento na veia, ele não aguentou e parou. Eles entubaram ele e o médico falou que as chances já não eram boas”, contou a tia Simoni Carvalho.

O governo do Estado informou por meio de nota que o menino “deu entrada na unidade às 23h50min, em estado gravíssimo. No hospital, ele foi prontamente atendido e medicado com a finalidade de estabilizar o seu quadro clínico, uma vez que apresentava ritmo cardíaco irregular”.

O Estado disse ainda que “vinte e dois minutos após a sua entrada, o paciente apresentou três paradas cardiorrespiratórias. Médicos do hospital atuaram para estabilizar Jhonathan com massagem cardíaca, além de administrar medicação venosa. O paciente foi a óbito na madrugada desta quarta-feira (19), mesmo com todos os esforços do corpo médico do HERC”.

Na certidão de óbito consta “hemorragia pulmonar maciça, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca como causas da morte”.

Em nota, a Prefeitura de Saquarema disse que lamenta o ocorrido com o menino Jhonathan e que vai investigar. “A Prefeitura de Saquarema lamenta o ocorrido com o menino Jhonatan. Ele deu entrada no Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá, e de acordo com a IAGES, Organização Social que administra o hospital, o paciente apresentava quadro respiratório e recebeu as medicações de rotina conforme prescrição médica. A Prefeitura de Saquarema, por meio de sua assessoria jurídica, abriu processo administrativo para investigar o caso e determinar o que houve. Após a conclusão das investigações, o departamento jurídico tomará as devidas providências”.

Fonte: G1/Região dos Lagos

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias