A Ouvidoria Municipal, que no ano passado passou a funcionar em novas instalações no Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, ganhou um novo canal de atendimento à população. A prefeitura de Rio Bonito colocou em funcionamento o projeto “Ouvidoria Itinerante” que já percorreu várias localidades. O objetivo da iniciativa é aproximar a prefeitura das comunidades, com o intuito de melhorar os serviços públicos na cidade, além de ser um ponto de apoio para tratar suas demandas, apresentando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, entre outras. A Ouvidoria Itinerante esteve ontem (11/6) na comunidade do Sambê. Os próximos encontros serão com os moradores da Colina da Primavera (17/6), Rio Vermelho (18/6) e Catimbau (27/6).
O objetivo da Ouvidoria é a transparência administrativa, e sua principal função é a comunicação entre a Prefeitura, os servidores e os munícipes. A Ouvidoria é um instrumento de participação e controle social. O Ouvidor atua como segunda instância na articulação e interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, sendo responsável pelo tratamento e encaminhamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime. Através da Ouvidoria o cidadão pode realizar reclamações sobre serviços prestados pela Prefeitura, além de outras manifestações, como críticas, elogios e sugestões.
Canal – Os moradores podem registrar sua manifestação (reclamação, elogio, denuncia, solicitação), através da plataforma FalaBR: (https://falabr.cgu.gov.br/publico/RJ/riobonito/Manifestacao/RegistrarManifestacao). É rápido e ao final você receberá um número de protocolo para acompanhar seu andamento. O cidadão também pode fazer sua solicitação pela internet, através do e-mail: ouvidoria@riobonito.rj.gov.br, pelo telefone (21) 2734-1190 e pelo 21 97242-2861 (WhatsApp).
Novidade – Além disso, agora a Ouvidoria disponibiliza um relatório dinâmico mensal, que fica à disposição e pode ser acessado por qualquer pessoa. Nesse relatório ficam registrado todos os atendimentos e demandas que foram feitas durante o mês.
Veja também: Firjan abre inscrições para os cursos gratuitos de Padeiro e Confeiteiro e nos acompanhe nas redes sociais.