Parlamentares federais apresentam projeto para tornar Tanguá a Capital Nacional da Laranja

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou nesta quarta-feira (18/10), que o deputado federal Juninho do Pneu, do UNIÃO, protocolou na Câmara o PL nº 2185/2023, que
às
tg 2
SECOM Tanguá

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou nesta quarta-feira (18/10), que o deputado federal Juninho do Pneu, do UNIÃO, protocolou na Câmara o PL nº 2185/2023, que propõe tornar a cidade na “Capital Nacional da Laranja”. Juninho foi sensibilizado pela também parlamentar federal Dani Cunha, da importância do projeto, haja vista que o mesmo integra a comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

Segundo Rodrigo, a proposição é importante porque permitirá à Tanguá ser reconhecida no orçamento do Governo Federal e também atrair investimentos que impulsionam as festividades locais e o turismo rural.

O projeto de lei estabelece que o Poder Executivo federal poderá promover ações de fomento à produção e comercialização de laranjas por meio de incentivos fiscais e programas de capacitação técnica para os produtores locais.

Em seu voto, o relator do projeto, deputado Murillo Gouvea, que é também agricultor, diz que a relevância de Tanguá não se limita ao volume de produção, mas também à qualidade dos frutos e à geração de emprego e renda para a comunidade local.

Em março de 2022, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reconheceu o município como a Capital Estadual da Laranja, ao sancionar a Lei 9.608/22. Logo após, no mesmo ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu também ao município a 100ª Indicação Geográfica (IG) devido a doçura maior, cor pronunciada e suculência da fruta produzida na cidade.  

Além dessas iniciativas, a cidade emplacou a Festa da Laranja, uma das principais festividades do agronegócio local, no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro.

“Isso será mais um agente facilitador para conseguirmos mais recursos para infraestrutura, além de emprego e renda para nossa gente”, disse Rodrigo.

NÚMEROS- 

Segundo dados da Emater-Rio, através do LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de 2020, Tanguá conta com 250 produtores, sendo a maioria da agricultura familiar, e foi responsável pela produção de 18.585 toneladas da fruta. Tal resultado faz da jovem cidade de Tanguá a segunda maior produtora de laranjas do Estado do Rio de Janeiro e a primeira da região metropolitana.

Veja também

Comemorando os 178 anos de emancipação político-administrativa de Rio Bonito, mais de 10 mil alunos das escolas
às
Aos 47 anos, a empregada doméstica Maria da Conceição Gomes da Silva resolveu deixar a barba crescer, sempre se barbeou.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias