Prefeitura e Estado anunciam construção de Faetec em Maricá

às

O prefeito Fabiano Horta e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, firmaram parceria para iniciar estudos para a construção de um Polo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Maricá. A reunião, que também contou com a presença de secretários e os presidentes da Codemar e Somar, aconteceu na tarde de ontem (21/02), no Paço Municipal.

A ideia é que a Prefeitura fique responsável pela construção do campus e que o Estado realize testes vocacionais para implantar os cursos na unidade e entre com toda a parte técnica. Em breve será montado um grupo de trabalho mútuo para começar os estudos. Alguns cursos cotados para o município são de manutenção de aeronaves, hotelaria e cursos ligados ao turismo.

“Temos tido uma relação com o governo do Estado de muita parceria e de construções comuns em várias áreas como segurança. Para nós, seria um grande salto e um ganho muito importante se concretizarmos um convênio para construir uma Faetec na cidade”, avaliou o prefeito Fabiano Horta.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação conheceu as instalações do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado em Ubatiba, e se surpreendeu com o tamanho da área. Em sua opinião, a instalação da Faetec na cidade contribuirá para a entrada de novos alunos ao Ensino Técnico. “A parceria é importante e necessária, pois o nosso foco é a população. Tenho certeza que a Faetec vai fazer muita diferença não só para a população de Maricá, mas também na região”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, a vinda de uma instituição como a Faetec para Maricá é uma forma de estimular o acesso ao ensino público na cidade. “Faremos com que a população fique cada vez mais atualizada e capacitada para poder participar desse desenvolvimento socioeconômico que está acontecendo no nosso município”, disse.

Mais cedo, a comitiva visitou as dependências da sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde funciona o aeroporto municipal. No local foi feita uma apresentação em slides mostrando alguns projetos desenvolvidos pelo município como o Parque Tecnológico e o projeto pioneiro no Estado, o Passaporte Universitário.

“O ponto importante é o Estado entender o que estamos fazendo dentro do município e a Secretaria de Ciência e Tecnologia tem uma ligação direta com alguns projetos como o Parque Tecnológico. Conhecendo o que estamos produzindo aqui dentro ajuda na aliança junto ao Estado”, pontuou o presidente da Codemar, José Orlando.

Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita comentou que Maricá dará mais um avanço em seu desenvolvimento com a instalação da Faetec, que se soma ao IFF e à Estação de Tecnológica. “São ações através das quais o secretário entendeu que Maricá tem um potencial muito grande principalmente na Região Metropolitana. Maricá pode ser uma cidade que alavanque de novo o crescimento do Estado do Rio”, avaliou Mesquita.

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias