Secretário de Obras de Rio Bonito faz balanço sobre a pasta

às
IMG_4909
Foto: Igor Gaspar

Atualmente Rio Bonito se encontra com várias obras em processo de finalização, como a Praça do Green Valley, postos de saúde, o ambulatório Esperanção e ainda as pavimentações em alguns locais, como Jacuba, Cajueiro e na Viçosa. O secretário de Obras de Rio Bonito, Júlio César Freitas, mais conhecido como Kbça, vistoriou algumas delas na última quarta-feira (20) e cocedeu uma entrevista ao Jornal Folha da Terra sobre os serviços que a pasta vem realizando no governo Leandro Peixe.

Secretário de Obras de Rio Bonito. Ele vistoriou alguns serviços da Secretaria e falou com a Folha as obras da pasta no governo Leandro Peixe
Secretário de Obras de Rio Bonito, Júlio César Kbça – Foto: Igor Gaspar

Além disso, leia mais notícias sobre Rio Bonito.

“Sou um representante do governo e um funcionário do povo. Eu sempre via muita dificuldade das pessoas chegarem até o secretariado ou conversar com alguém de um governo, isso pra mim é muito importante, o contato com as pessoas. Esse asfalto da Mangueira, por exemplo, é uma coisa que me deixa muito feliz e com o sentimento de que estamos no caminho certo, porque era uma coisa que os moradores sempre quiseram, sempre pediam e agora a gente está fazendo tudo para que esse sonho deles seja realizado, e esse é o sentimento que importa pra mim. Quando eu sair daqui (da função de secretário), pois não sou secretário, mas estou secretário, vou sair com o sentimento de dever cumprido”, conta ele.

O asfalto da Mangueira, que o secretário se refere, é oriundo de uma verba parlamentar que a Prefeitura ganhou de cerca de R$6 milhões. De acordo com Júlio César, o projeto, que está sendo montado para ser enviado para a licitação, contempla o asfaltamento da Estrada Velha da Posse, no trecho do início do bairro Rio do Ouro até o final da Mangueira.

Outra obra que também será feita com recursos de emenda parlamentar é a colocação de intertravados – um material similar ao paralelepípedo – em ruas de vários bairros, são eles: Parque Maravilha (Ruas Arthur Quintanilha, João Varela, Rua E e Rua F), Boqueirão (Rua Valdir Araújo e Travessa Valdir Araújo), Verde Vale (Rua B), Cidade Nova (Travessa Padre Virtulino), Bairro Olaria (Morada do Sol), Nova Cidade (Ruas 1 e 2), Rio do Ouro (Rua Valcir Emílio), Serra do Sambê (Travessa Hermínio Ferreira Borges) e Green Park (Rua D e Rua 3). O recurso destinado a essas obras é de aproximadamente R$5,5 milhões e já está prestes a ser licitada, conta o secretário.

Ele explicou que o motivo da instalação desse material ao invés do asfalto, é simples. “Essas ruas já tem o sistema de drenagem, então, a agente colocando o intertravado, a obra fica com um custo menor e a gente consegue atender mais ruas e mais bairros”.

Obras já executadas

Há quatro meses no cargo, Kbça, como é mais conhecido, fala das obras já executadas, como as manilhas que foram trocadas em toda cidade, que somam cerca de cinco mil. Logo no início do governo Leandro Peixe, as trocas e instalações de lâmpadas na cidade foram muito faladas. Na Serra do Sambê foram colocados 12 pontos de iluminação, 90 no Via Parque, 33 no Green Park, 38 em Lavras, 29 na Mangueira e 28 na Jacuba. O bairro da Viçosa também vai receber iluminação, segundo o secretário. Na localidade, serão 170 pontos de iluminação.

Jacuba

Outro bairro, a Jacuba, passa por uma transformação, é o bairro que teve mais ruas pavimentadas na cidade. Serão quase três mil metros de pavimentação em 12 ruas: Alameda 1, Estrada Velha de Lavras, Ruas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e Rua Carlota Ferreira.

Além das ruas, os moradores também ganharão uma praça e quadra de esportes toda reformada, que segundo o secretário podem ser inauguradas ainda esse mês. “Tem o parquinho, a quadra de futsal, o campo de grama, que era um raspado e nós colocamos grama nele todo, o alambrado e ainda aparelhos de ginástica para a terceira idade. Tudo isso a gente vai inaugurar em breve”, revela o secretário.

A Jacuba também recebeu uma nova galeria de águas pluviais, que substituiu as manilhas velhas e de menor fluxo de água, possibilitando o escoamento da mesma com mais rapidez e, assim, evitando o alagamento das ruas em torno do córrego, o que era frequente.

Os moradores parecem estar aprovando as melhorias nos bairros. A aposentada Josefa de Jesus, que mora no bairro há 50 anos, disse que antes sua rua tinha muita lama quando chovia e muita poeira quando vazia sol, mas agora, com o asfalto que está sendo colocado, é como se tivesse no céu. “Era poeira quando fazia sol e quando chovia tinha lama. As vezes a gente colocava sacola no pé para pegar a lotação. Na minha casa todo mundo passava por isso, agora não, agora melhorou, graças a Deus estamos no céu”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às
Neste sábado (13/04), será realizada a caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias