Prefeitura de Itaboraí inicia ação que levará vacinação para todas as escolas municipais até dezembro

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de saúde
às
vacina escola
Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou nesta terça-feira (18/06), na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, o ‘Dia de Vacinação na Escola’. Em um trabalho conjunto, desenvolvido pelo Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio, Departamento de Estratégia de Saúde da Família e Programa Saúde na Escola (PSE), a ação acontecerá até o mês de dezembro de 2024. Vale destacar que a iniciativa leva a vacinação a todas as escolas municipais, para alunos menores de 15 anos de idade e todas as vacinas da grade do Calendário Nacional de Imunizações estarão disponíveis.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a importância de promover ações como essa, para os alunos da rede municipal de ensino.

“Hoje estamos realizando o Dia de Vacinação na Escola e é de extrema importância ampliar os cuidados com a saúde das nossas crianças, para além das unidades locais. Estamos trabalhando para oferecer uma saúde digna e de qualidade para todos. Ter esse incentivo dentro da escola é fundamental para que no futuro essas crianças se tornem adultos conscientes. Continuaremos nos dedicando ao máximo para conseguir tornar a saúde de Itaboraí ainda mais acessível para o povo”, destacou Hédio Mataruna.

O esquema de vacinação nas escolas conta com os seguintes imunizantes: Pentavalente, poliomielite inativada (VIP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, Hepatite A, poliomielite oral (VOP), Meningocócica ACWY, HPV Quadrivalente, Covid-19 XBB, Influenza, DT, Hepatite B, DTPA.

A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio, Katiuscia Lessa, explicou o objetivo da ação.

“As vacinas são enviadas para a escola de acordo com a faixa etária dos alunos de cada unidade. Isso é importante, porque a gente está conseguindo cobrir uma parcela que não procura o posto de saúde, pois os pais podem estar trabalhando durante a semana e não conseguem levar, então na escola eles terão mais acesso. Estamos trabalhando com o objetivo de aumentar a nossa cobertura vacinal e cobrir as nossas crianças”, finalizou Katiuscia.

A ação é direcionada para crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino, que precisam apresentar autorização assinada pelos pais, para que a vacinação seja realizada. Em posse da caderneta de vacinação, as crianças e adolescentes recebem as doses necessárias para atualizar o cronograma vacinal, além de levarem para casa uma nova Caderneta de Saúde do Adolescente, contendo diversas informações relevantes para essa fase da vida.

É importante informar que em cada unidade escolar haverá pelo menos um representante da unidade de saúde que cobre a região onde fica localizada, a fim de reforçar a segurança dessas crianças e adolescentes.

A diretora-geral da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, Elisabete Silva, destacou a gratidão por ser a primeira escola do cronograma a receber a ação.

“Agradecemos por sermos os pioneiros nessa campanha. Valorizar a saúde dentro do nosso município é muito importante, além da conscientização dos responsáveis de como a vacinação é importante e essa parceria entre saúde e escola é fundamental para que esse processo ocorra com sucesso e a gente possa ter um Brasil cheio de saúde”, disse a diretora.

Após receberem as doses necessárias, os alunos ganharam um certificado de coragem, com o objetivo de incentivar a vacinação e valorizar a bravura de cada um, como a Anna Beatriz, de 12 anos, que estava acompanhada da mãe e não teve medo na hora da vacinação. Moradora de Nova Cidade, Monalisa Silva, de 31 anos, falou sobre a importância da vacinação na vida dos cidadãos.

“Essa ação é muito importante para a prevenção da saúde, porque a vacina ajuda em muitas coisas e, principalmente, na prevenção de muitas doenças”, expressou a dona de casa.

Veja também: Praia de Copacabana recebe Fan Zone da Copa América com shows gratuitos e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias