Esperança em meio a tanta confusão, desespero e pessimismo
Uma sociedade que cultua o mal e alimenta guerras. Países divididos e polarizados. Cristãos que se odeiam. Famílias que se desintegram. E o cenário poderia seguir…
Conhecer a própria sombra pode ser o melhor remédio para combater a escuridão. Tempos insanos pedem seres humanos mais lúcidos, nos pedem uma fé mais madura, uma esperança que não se dobre diante das adversidades!
Até que ponto a pandemia fez de nós pessoas melhores e diferentes? A visão de conjunto, que o futuro nos pede, já nos foi assimilada? Acolhemos o autocuidado e o cuidado para com os outros?
Saramago escreveu que “A cegueira também é isso: Viver num mundo onde se tenha acabado a esperança”.
Pela fé no Cristo Vivo e no Seu Doce e Santo Espírito, existe um “a mais” que visita e habita a nossa existência humana-cristã, e que não se explica apenas com a autoajuda, o positivismo, a força de ânimo ou apenas com mais otimismo e força de vontade. A fé e a nossa esperança é como que um “pedaço de céu” a mais em cima da cabeça (essa expressão do Papa Francisco!)
Precisamos neste momento respirar amor, cultivar respeito mútuo, ensinar compaixão, abrir espaços de salvação pessoal e social, como células regeneradoras capazes de restituir linfa ao que parecia estar perdido para sempre. Quando o céu está totalmente enevoado, quem sabe falar do sol é uma bênção. Eis o que cremos: A vida não é apenas calvário, quaresma e cruz. O Cristianismo é luz, vida, ressurreição e páscoa. Convictos pela força vitoriosa do Ressuscitado, cremos que mal algum é infinito, noite alguma é sem fim, pessoa nenhuma está definitivamente errada ou perdida, ódio algum é invencível pela fé e pelo amor.
Quero vos deixar um pensamento de um santo ortodoxo chamado Serafim de Sarov: “Quando oras, Deus escuta; quando escutas, Deus fala; quando crês, Deus trabalha”.
Ao aproximarmo-nos da Páscoa, renove Nele a sua esperança! Ninguém pode experimentar a vida sem ter encontrado o sentido para viver e rostos para amar. Prepara-se para a Páscoa, prepare-se para a Esperança! Prepare-se para a Vida Nova!
Padre Simeão do Espírito Santo