“Cores do Amanhã” abre votação popular pela internet para grafite em escolas de rio Bonito

às
grafite

O Projeto Cores do Amanhã é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de Rio Bonito (RJ), professores da rede municipal de ensino participaram, em abril, de uma oficina sobre “Respeito às Diferenças”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. Através de votação popular, que acontece online entre os dias 12 e 15 de junho, duas escolas terão seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos. A iniciativa conta com apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na região da CCR ViaLagos.

Unindo arte, educação e responsabilidade social, os professores estiveram presentes na primeira etapa do projeto “Cores do Amanhã”, que aconteceu no município no dia 18 de abril. Com o tema “Respeito às Diferenças”, eles participaram de uma oficina que abordou assuntos como empatia, tolerância e respeito aos direitos humanos. O projeto envolveu 11 escolas da cidade, e contou com a participação de 960 alunos e 15 professores, resultando em um total de 88 desenhos inscritos.

Na próxima etapa, as melhores ilustrações passam por uma votação popular, aberta aos professores, alunos, familiares e à comunidade, através do site www.projetocoresdoamanha.com.br/As votações acontecem a partir das 10h do dia 12 de junho, e se encerram às 15h do dia 15 de junho. Duas escolas de cada cidade ganham o Dia do Grafite, e irão receber um workshop sobre o método, para depois terem seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos. Os vencedores serão anunciados no site e nas redes sociais. Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.

Para cultivar a sensibilidade e o acesso às formas de expressão, a oficina de Respeito às Diferenças trouxe aos professores princípios éticos, políticos e estéticos, fundamentados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendendo tópicos como diversidade, igualdade, necessidades especiais, bullying e questões racial e de gênero, os professores puderam transmitir o conhecimento aos alunos, para fazer valer os direitos de todas as pessoas.

“Acreditamos que a escola pode ser uma grande protagonista para diminuir drasticamente o desrespeito àqueles (indevidamente) considerados diferentes. Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão nos alunos, e os professores os incentivem a criar ilustrações que promovam a gentileza à toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

O projeto Cores do Amanhã em Rio Bonito tem o patrocínio do Instituto CCR, na região da CCR ViaLagos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Com o projeto, queremos fomentar o respeito ao próximo, em uma ação que irá unir estudantes e professores nas atividades de pintura coletiva. O Cores do Amanhã tem a proposta de utilizar a arte para a transformação social das pessoas, além da inclusão e da diversidade”, afirma Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias