Programa Habitar entrega 10 casas reformadas no bairro de Araçatiba

às
Foto Wander Roberto (855 × 513 px) (4)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou 10 casas reformadas a famílias da localidade Beco do Dantas, em Araçatiba. Outras oito casas, no mesmo local, serão entregues em breve.

A ação é parte da política habitacional “Habitar- moradia com dignidade”, que realiza, gratuitamente, processo de regularização fundiária, além de diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras, nas residências de famílias de baixa renda. Essa é a quarta entrega realizada em 2023, ao todo foram entregues 25 casas no Camburi,12 em Itaipuaçu e 10 no Beco do Dantas.

O Prefeito Fabiano Horta, afirmou que continuará levando o projeto Habitar a todos os bairros da cidade:

“A objetivo do nosso trabalho é mudar a realidade da população. Aqui tivemos uma família que, devido à insalubridade, desenvolveu um problema de saúde, mas agora a casa está completamente reformada, a umidade não é mais um problema. Ouvi muitos outros relatos de pessoas que precisavam brigar com a chuva que cai dentro de suas casas. Estamos lutando para mudar essa realidade. Entregamos 10 casas na essência do habitar, que é transformar as casas das pessoas em um ambiente digno, possibilitando uma moradia saudável, e agora vamos continuar trabalhando no Beco do Dantas, com mais oito casas em processo de reforma e outras em processo de sensibilização”, disse Horta.

O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, destacou a reforma das casas como sendo uma necessidade de saúde pública.

“A casa da gente é o local de segurança, de conforto, e tem que ser assim para todos, não pode ser dessa forma só para uma parte da população. Maricá decidiu que será uma cidade que cresce junto e que todos os seus cidadãos terão dignidade no seu morar. O Beco do Dantas é um local bastante específico e diferenciado, devido às suas condições geológicas que fazem com que as casas tenham muitos problemas de umidade, de insalubridade, como mofo e infiltrações. O que estamos fazendo aqui é resgatar a dignidade desses moradores. Trabalhamos a estética, o conforto térmico, instalações elétricas e principalmente a saúde pública, tornando as casas mais salubres”, ressaltou o secretário.

Moradores aprovam as novas residências

Cada uma das casas recebeu um selo em sua entrada que marca o recebimento das melhorias. Os moradores ganharam também um quadro que mostra o ‘antes e depois’ das reformas, incluindo conforto térmico, instalação hidráulica, coberturas, esquadrias e revestimentos cerâmicos.

Moradora do local há 39 anos, a dona de casa Adilsa dos Santos, de 61 anos, contou que adorou a reforma e que, agora, está orgulhosa da nova casa e, assim, já pode receber visitas.

“Eu tinha muita vergonha do meu banheiro, é chato receber uma visita e não ter uma descarga. Amei toda a reforma, isso tudo aqui foi preparado com muito amor, eu gostei muito e estou muito feliz”, contou feliz.

Já a dona de casa, Dinéia Souza Nicolau, 77 anos, destacou que toda vez que chovia a sua casa ficava cheia d’água, devido à estrutura ruim do seu telhado.

“Sempre faltou algo que eu não podia fazer por não ter dinheiro, agora está tudo completo, eu não iria conseguir fazer essa reforma. Toda vez que molhava tudo, meu telhado estava muito ruim e agora consertaram o meu telhado todo, é tudo novo, agora a minha casinha está completa, é muita felicidade’, declarou.

Também moradora do local, Ariana Ferreira, de 39 anos, contou que sua filha ficou doente por causa da umidade excessiva da casa “antiga”.

“Aqui tinha muita umidade e mofo, o que trouxe algumas complicações para a saúde da minha filha. Eu gostei muito da reforma, o nosso quarto está lindo. Eu gostei de absolutamente tudo, a saúde das minhas filhas vai melhorar sem essa umidade. Agora temos chuveiro com água quente e nós não tínhamos, precisava esquentar a água. Está uma maravilha, as crianças gostaram muito”, celebrou Ariana.

Habitar-moradia com dignidade

Com a missão de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança, a política habitacional é destinada à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. Ele faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.

Todos os programas que ele abrange estão interligados de forma que, de acordo com a necessidade, os beneficiários sejam atendidos por mais de um programa até a garantia plena do seu direito.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias